As Histórias das Guardiãs da Montanha

Memória

Para perpetuar a memória deste projeto e desta causa vamos reunir, num livro, o testemunho, as histórias, as tradições e os saberes das queijeiras de 9 concelhos da Serra da Estrela: Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas, Fornos de Algodres, Covilhã e Oliveira do Hospital e Fundão.

Reconhecimento

Um trabalho de reconhecimento. Mas também de empoderamento. De valorização de uma arte, tão bem preservada ao longo dos séculos, mas também de valorização do capital humano. Num testemunho emotivo, vamos conhecer o queijo, os saberes e as pessoas que estão na base deste produto irrepreensível.

Descoberta

Quem são estas mulheres? Que ligação têm a esta arte ancestral? É o que vamos descobrir ao folhear as páginas de um livro que mostra como o trabalho destas mulheres tão bem dignifica o mundo rural, ao perpetuar um saber fazer de séculos que se materializa num produto ao qual ninguém fica indiferente.

O livro As Histórias das Guardiãs da Montanha está já disponível para pré-encomenda. Estamos no processo de escutar as histórias das Queijeiras e o lançamento está previsto para o outono de 2021.


Encomendas

Se está interessado em obter este livro, contacte-nos por email em queijeiras@aldeiasdemontanha.pt.