As Queijeiras da Serra da Estrela e das Aldeias de Montanha são verdadeiras embaixadoras deste território tão particular e especial. Estas mulheres são guardiãs de um saber de séculos que perpetua as características únicas de um dos queijos mais apreciados no nosso país e, arriscaríamos dizer, no mundo.

O queijo produzido  na região da Serra da Estrela é considerado um dos tesouros regionais mais bem guardados, com raízes no longíquo passado das suas gentes. Podemos afirmar, sem dúvida, que os métodos artesanais que sobrevivem nos nossos dias têm as suas raízes num remoto passado. Existem testemunhos deste produto desde tempos pré-históricos, que nos contam que a produção artesanal foi sempre essencialmente doméstica e através de mãos femininas. O dramaturgo Gil Vicente revela, em várias das suas obras, que seriam as mulheres a confecionar noturnamente, à candeia, o queijo a partir do leite.

Para a excelência deste queijo produzido a partir de leite de ovelha contribuem vários fatores: as condições específicas da magnífica Serra da Estrela que serve de pasto às ovelhas das raças tradicionais, consideradas as de melhor aptidão leiteira, e um conjunto de procedimentos que nunca falham. Os pastores saem de manhã com o rebanho e escolhem criteriosamente o pasto das suas ovelhas, excluindo algumas ervas por darem mau gosto ao leite. Regressam só ao final da tarde. Para que o queijo atinja a qualidade desejada deve ser feito sempre da mesma ordenha.

O projecto em números

Concelhos já aderiram
0
Queijeiras já aderiram
0

E depois...

Bem, depois é todo um ritual ancestral que se mantém há centenas de anos: mulheres e filhas fazem o queijo de acordo com as técnicas que as suas antecessoras lhes legaram. Uma receita que passa de geração em geração, com a magia e a unicidade que só a passagem de um tesouro pode ter.

Com este projeto queremos ajudar a capacitar estas mulheres a transitar para um contexto de empresárias de sucesso, oferecendo-lhes a oportunidade de se valorizarem profissionalmente e de incorporarem práticas de gestão nas suas queijarias.

Ajude este projeto a crescer